Cristo vive!
03/04/2021
Cristo, Alegria Eterna
10/04/2021
Exibir tudo

Conversão após a Quaresma

A quaresma é nosso tempo de preparação para a Páscoa, tempo favorável para conversão. Acompanhando Jesus, em sua peregrinação no deserto, praticamos o jejum, a esmola e oração e nos penitenciamos durante esses dias, tendo em vista a nossa santificação. Uma quaresma bem vivida, de intensa busca pela conversão nos conduz à alegria da Ressurreição de nosso Salvador, que morre na cruz em expiação dos nossos pecados e ressuscita para nos dar a Vida Eterna. Assim como o bom ladrão se arrepende na cruz, também nós durante a quaresma temos a chance de nos arrepender ao lado de Jesus para alcançar a conversão do coração.

Mas e agora que acabou a quaresma, acabou a busca pela conversão⁇ 

Não!!! O tempo de conversão é sempre! A cada dia que abrimos os olhos pela manhã, Deus nos dá uma nova oportunidade de recomeçar e buscá-lo plenamente!

“Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor. Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes.” (Mt 24, 42-44).

Como não sabemos a hora da volta de Jesus, precisamos nos preparar todos os dias, ir contra a corrente, reconhecer que somos dependentes do amor de Deus, trabalhar nossas escolhas à luz da Palavra de Deus, gastar nossas vidas por Aquele que se deu na cruz em nosso favor.

Imagino que até aqui na leitura desse texto você tenha se perguntado alguma vez, “Ok. Mas como posso fazer isso⁇” e respondendo a você compartilho algumas palavras de um grande amigo do céu, Santo Afonso Maria de Ligório, em seu livro “A oração”: “Tudo podemos com a oração, por meio da qual Deus nos dará aquilo que não temos”. Para isso, o santo nos propõe uma rotina de oração disciplinada:

“1. De manhã ao acordar fazer o sinal da cruz, atos de adoração, amor, agradecimento, propósito e súplica. Todos os dias ter pelo menos 30 minutos de oração, 15 minutos da leitura de um livro espiritual. Participar da missa, visitar o Santíssimo Sacramento e a Mãe de Deus. Rezar o rosário. À noite, fazer um exame de consciência, ato de arrependimento, atos cristãos e rezar a ladainha de nossa Senhora.

  1. Confessar-se e comungar.
  2. Evitar as más companhias, a ociosidade, as conversas inconvenientes e as ocasiões de pecado.
  3. Nas tentações fazer logo o sinal da cruz e invocar os nomes de Jesus e Maria.
  4. Se cometer algum pecado, arrepender-se logo e confessar-se logo.
  5. Sempre que possível ouvir pregações, pertencer a alguma irmandade ou grupo procurando ali apenas a salvação eterna.
  6. Honrar Maria Santíssima, fazer mortificações corporais, novenas, retiros e conformar-se com a vontade de Deus.”

Para nos convertermos, portanto, precisamos do esforço pessoal e da graça de Deus. Nosso esforço em buscá-lo e a graça que nos alcança. 

E o mais importante: O tempo de conversão é todo dia! 

Deus abençoe você, meu irmão! 

– Thais d’Avila Nóvoa, Consagrada Cristo Alegria

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *