Viva São José Operário!
01/05/2023
Exibir tudo

Dia do Diácono!

O mês de agosto tem para nossa vida comunitária um significado muito especial, além de celebrarmos a multiplicidade de vocações em meio ao nosso carisma, a Igreja celebra hoje a memória litúrgica de São Lourenço, Diácono e mártir. Celebrar a sua festa, inevitavelmente nos leva a falar um pouco sobre nossa vocação.
O carisma da alegria, nasceu em um coração escolhido e eleito por Deus, o do nosso fundador, Diácono Emanuel Duarte, e por isso vemos no patrono dos diáconos, o mártir São Lourenço esse modelo tão inspirador para os nossos dias.
Quando lemos sobre a vida e o martírio de Lourenço, o fato talvez mais interessante seja o grande bom humor dele diante de seus algozes no momento de sua derradeira entrega de vida pela causa do Evangelho de Jesus Cristo. E na pessoa de nosso fundador hoje conseguimos compreender muito sobre o que significa viver a alegria do Evangelho e muitas vezes em meio a grandes provações.
Aprendemos com nosso fundador que nossa casa, que carinhosamente chamamos de “Comú”, é lugar de acolhida, mas principalmente de escolha, não como privilegio nosso, mas escolha, abrigo e defesa amorosa de Deus para cada um de nós. Celebrar hoje o dia do Diácono, leva nosso coração a refletir as palavras proferidas pelo bispo no momento da ordenação diaconal: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres; ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares”.
Temos a graça de todos os dias receber por meio da vocação de nosso fundador, Diácono Emanuel, a mensagem viva que o Evangelho nos dá e principalmente nos motiva a vive-la. Deus assim nos constituiu, tendo como modelo um servidor da Palavra e da Eucaristia, um mensageiro do Evangelho, e por isso rendemos graças porque a Igreja nos permite hoje celebrar essa tão preciosa vocação.
Diaconato significa serviço, e trazemos impressa em nossa missão e carisma também o lema diaconal de nosso fundador, “Em tudo amar e servir”. Amor e serviço, dois pilares para construirmos neste mundo o Reino de Deus, por isso todos os dias agradecemos pela vida, vocação e missão de nosso fundador, que constituído mensageiro de Cristo nos ensina o caminho da renúncia, da entrega e do continuo sonho da santidade.
Obrigado pelo seu sim Diácono Emanuel Duarte, obrigado pela sua Vocação.

Paulo Eduardo Barroso – Formador Geral Cristo Alegria

1 Comentário

  1. Sissy Mendes disse:

    Que São Lourenço seja sua inspiração, assim como o Nosso fundador é a nossa❤️‍

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *