Perdoai as nossas ofensas
31/03/2021
Conversão após a Quaresma
09/04/2021
Exibir tudo

Cristo vive!

A Páscoa significa ressurreição de Cristo, a vida que venceu a morte, e por isto é o momento mais importante para a igreja: Celebrar a certeza de que Cristo ressuscitou e vivo não morre nunca mais.
Algo muito particular deste tempo é que temos um longo período de preparação até à chegada deste dia tão especial. Até podermos celebrar a vitória de Jesus passamos por um longo momento de contrição e reflexões durante a quaresma, assim como Cristo sofreu no deserto até que se cumprisse tudo o que as escrituras traziam a Seu respeito.
É uma grande verdade falarmos que quem vive uma boa quaresma certamente viverá uma boa páscoa, os bens espirituais recebidos por graça em cada ato de jejum, oração e esmola constroem em nós uma fortaleza para que na Pascóa possamos desfrutar com grande entrega e contemplação de que fomos criados para amar a Deus.
O sacrifício de Jesus foi único e definitivo, e hoje já pautamos nossa fé na certeza de que Cristo ressuscitou, entretanto, é impossível não sentirmos tristeza e um vazio ao vivermos o tríduo páscoal, onde lemos todo o sofrimento e dores passadas até a Sua morte.
Costumo comparar nosso sentimento ao vermos Jesus crucificado com a morte de Lazáro. Quando Jesus viu seu amigo Lazáro morto, Ele chorou. Ainda que soubesse que logo mais ele estaria vivo novamente. Este ato de Jesus nos mostra que ainda que já possamos enxergar a vitória no futuro próximo, devemos vivenciar o presente com sinceridade de sentimentos, e assim a comemoração terá um sentimento profundo e verdadeiro.
A páscoa para ser bem celebrada deve ser centrada em Cristo, vitorioso, o único que pagou por nós todos os nossos pecados para nos tornarmos merecedores do céu. É forte meditarmos a passagem que diz “Feliz culpa de Adão que nos fez merecer tão grande Redentor”. Como fomos agraciados por Deus que nos deu Seu Filho para remir nossos pecados, e nos permitir sonhar com o céu.
Este é um tempo para celebramos em unidade com todos que amamos, anunciando ao mundo a felicidade que sentimos em ser filhos de Cristo. Devemos tornar a felicidade um estado de vida e não um momento. Por tantas vezes temos que fazer conta para sabermos se somos felizes, quem nunca parou para classificar sua felicidade pelos bens que tem ou pelas conquistas, e no primeiro momento que algo falta nessa lista mental de motivos que nos permitem ser feliz vira uma pessoa triste? Mas que motivos precisamos a mais para felicidade além da prova de amor na cruz, remissão dos pecados e vida que venceu a morte?
Por fim, deixo um versículo de Hebreus que nos fala como Jesus foi grande e como ainda será na Sua segunda volta. E na espera da segunda volta possamos viver verdadeiramente a felicidade da páscoa todos os dias: “Cristo se ofereceu uma só vez para tomar sobre si os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não porém em razão do pecado, mas para trazer a salvação àqueles que o esperam” (Hb 9, 25).
Que sejamos felizes e agraciados porque Cristo ressuscitou, ressucitou verdadeiramente!
– Bárbara Carvalho, Consagrada Cristo Alegria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *