Dia dos Avós
26/07/2021
ETAPA DO DISCERNIMENTO
01/08/2021
Exibir tudo

Persistência

Existe uma característica em comum, entre atletas e aqueles que escolheram trilhar os caminhos de Jesus, onde o primeiro passo dado rumo aos maiores objetivos da vida de ambos, ganha mais sentido e valor, quando se fixa e aprimora essa característica. Estou falando da persistência, essa divisora de águas na vida de quem se propôs a viver fora da média, longe da sua zona de conforto, carregando sua Cruz e seguindo Jesus.

Estou escrevendo este texto, no mesmo momento em que acontecem as Olimpíadas de Tóquio, e muito mais que admirar os grandes feitos e vitórias dos grandes atletas que estão participando, me pego observando e aprendendo com o que está nos bastidores, nas entrelinhas de seus atos vitoriosos, naquilo que ninguém vê, e que poucos admiram. Eu observo o sacrifício feito, o suor derramado, das lágrimas que foram testemunhas de um esforço absurdo, fruto da persistência.

Ao observar a vida dos Santos, eu consigo ver a mão providente de Deus, para nos ajudar e guiar na caminhada rumo ao objetivo. Pedro venceu seu temperamento, e o tornou seu aliado em sua vida evangelística, Paulo foi aonde muitos não queriam, pois desacreditaram da conversão dos pagãos, além deles todos os outros discípulos, precisaram abraçar grandes desafios e com amor pregar algo que desafiava o mundo.

Foram perseguidos, deixaram suas terras, muitas vezes não tinham onde descansar suas cabeças, mas por amor a Cristo, seguiram firmes até se encontrarem na eternidade, mudando a nossa história para sempre. Graças a Deus suas trajetórias estão registradas, e nos ensinam como seguir, nos preparar e nos aproximar de Jesus.

Como os grandes atletas, os Santos nos inspiram, nos ensinam e nos fazem querer realizar os mesmos feitos, como se injetassem em nós a esperança palpável de que é simples chegar lá. De fato, há um só caminho totalmente possível a qualquer um, para os que sonham com a santidade e eternidade, o caminho de Jesus, através da fé, paciência, amor, coragem e persistência.

Não há glória sem luta, sem dias difíceis, sem escolhas duras, e sem derrotas que nos ensinam valiosas missões. A vida foi feita para ser vivida, e a vida real é assim, mas é vivendo essa vida real que nos encontramos verdadeiramente com o amor de Cristo que nos levanta a cada queda, que nos cura a cada lesão e que nos empurra para tentar mais uma vez e conseguir. É tentando, nos gastando que entendemos o valor que temos e o quanto podemos fazer, graças aquela que muito nos dá e capacita.

A maior competição de todas é contra nós mesmos, e acredite quando eu digo que uma competição é vencida nos dia a dia e não em um momento específico. Para aqueles que pulam o processo, nada progridem, nada entendem e se perdem na busca pela vitória, pois não possuem nada de valor para colher.

É sobre dar o melhor de si, independente da realidade e expectativas, é sobre projetar quão vitorioso você quer ser, e simplesmente fazer tudo o que estiver ao alcance, para tornar aquela projeção uma realidade e lembrar que a glória já nos foi dada, é uma promessa de Deus, portanto uma realidade, só precisamos persistir até vivê-la em sua plenitude. Vale lembrar que nem sempre vitória virá no momento em que planejamos, mas Deus nos dá edições ilimitadas de olimpíadas para que possamos nos preparar e novamente, e em cada uma delas escrever uma história de superação e glória, até que chegue o grande dia em que tudo valerá muito a pena.

 

– Gabriel Valente, Consagrado Cristo Alegria

1 Comentário

  1. SISSY MARIA DOS ANJOS MENDES disse:

    Deus colocou na minha vida o esporte! Este texto me mostra que Fui forjada por ele a ser perseverante! Thanks God! e assim escutei meu chamado e estar firme e persistente para minha missão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *