“Fio e Metal”: a Comú em espetáculo
16/11/2019
Adultos, preparem-se! Vem aí: Gênesis
12/01/2020
Exibir tudo

Advento: a vinda de Jesus é a nossa esperança

“Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia. Dizia ele: ‘Fazei penitências porque está próximo o Reino dos Céus.’ Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” – Mateus 3, 1-3.
Como esse Evangelho segue sendo um apelo atual!
Estamos dando início a um novo ano litúrgico: uma chance a mais para experimentar a completa vivência dos mistérios de Cristo. O período de 12 meses desse calendário marca os principais acontecimentos históricos da salvação. Começamos pelo Advento, composto pelos quatro domingos que antecedem o Natal do Senhor, que vem com a proposta de preparar o nosso coração para a chegada do Menino Jesus, tendo em Seu nascimento a verdadeira certeza de que é a esperança da salvação que vai nascer em nós. Assim, é um tempo de alegre espera, vigilância, conversão e preparação para melhor O acolher.
A Igreja nos convida a refletir sobre as necessidades que temos em, como dito no Evangelho, “endireitar as veredas”: tornar nosso caminho propício para a vinda de Cristo, mudar o que nos impede de viver em plenitude o apelo dEle pela mudança diária e constante que precisamos fazer. A espera pelo Seu nascimento não pode ser apática ou repleta de inércia e comodismo. Ela deve nos levar a uma profunda imersão na totalidade da nossa vida para reconhecermos onde Jesus precisa alcançar e deixar Sua graça santificante ser manifestada.
Porém, de que forma podemos melhor responder a esse chamado?
Tudo que está na Bíblia é reflexo da atualidade. O que foi escrito há 2.000 anos atrás continua sendo base fundamental para todo e qualquer questionamento. Dessa forma, em cada domingo do Advento é exposto uma reflexão: os dois primeiro acentuam a espera pela segunda vinda de Cristo – ser vigilante, estar atento aos sinais dEle (sugestão de leitura: 1Pb 5, 8-9); já os dois últimos são de intensa preparação para o Natal, tendo o Domingo Gaudete como um convite a nos alegrar com a expectativa da chegada de Jesus (sugestão de leitura: Fl 4, 4-7).
Passados os quatro domingos do Advento, finalmente chegamos no Natal de Nosso Senhor. Jesus é o que todo coração humano deseja. É o alimento que sacia toda fome e Ele quer dar-se inteiramente a nós. Por isso, o Natal é a chance que temos de permitir que, humildes e reconhecendo nossa necessidade, Ele venha nascer em cada um. No ventre de Maria, o Verbo se encarnou pela primeira vez e em nosso coração Ele quer permanecer sendo bem-vindo. Nada mais nos resta do que limpar a casa e aguardar com ansiedade a presença renovadora dEle.
Com o novo ano que se inicia, fiquemos atentos ao que Cristo tem falado no íntimo de cada um e sigamos tomando resoluções firmes que O agradem. Pequenas mudanças diárias geram grandes anunciantes da Palavra. Perseverantes em nossos propósitos, tenhamos sempre em mente que Jesus deve nascer dia após dia e que o centro de cada decisão tomada deve ser Ele. É tempo favorável ao recomeço, tempo para voltar aos braços do Pai e se permitir ser invadido por Ele.
Desejamos a todos uma ótima vivência litúrgica de reflexão e aprofundamento no coração de Deus. A vida nova nos aguarda e ela é uma via segura para a herança que Cristo tem para os Seus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *