Série Virtudes – Fé
16/01/2023
Série Virtudes – Caridade
18/01/2023
Exibir tudo

Série Virtudes – Esperança

A Virtude da Esperança: A esperança é uma virtude sobrenatural, produzida por Deus na nossa alma, pela qual desejamos e esperamos o Bem, a Vida sobrenatural que o Senhor prometeu a seus servos fieis e as graças necessárias para alcança-la.

Em um mundo repleto de ansiedade, insegurança, sofrimentos e muitas decepções ouvir São Paulo dizer que “a esperança não engana” (Rm 5, 5) pode soar estranho, mas isso acontece porque nós pensamos na esperança mundana e não na esperança em Deus.

O Senhor sempre tem mais a oferecer e “nossa Salvação é objeto de esperança” (Rm 8,24) por isso devemos ser verdadeiros apóstolos da esperança, anunciando as promessas do Senhor e fazer seu Reino crescer cada vez mais em nós e nos irmãos. Pois na vida espiritual não há planícies, ou se sobe ou se desce e a postura do cristão tem de ser daqueles que buscam o topo, a eternidade e o Senhor da esperança, para si e para todos. Levar esperança aos corações é missão de Jesus e de sua Igreja.

O poeta Charles Peguy, em “le porche du mystére de la deuxième vertu”( O pórtico do mistério da segunda virtude), expressa o encantamento de Deus com a virtude da esperança. Ele fala que se impressiona muito mais com os pequenos que olham as situações difíceis da vida e ainda assim acreditam que amanhã será melhor “de tarde vem o pranto, mas de manhã gritos de alegria” (Sl 30,6), pois a grande tentação diante do sofrimento é a desesperança e manter a esperança acessa não é fácil. Ele continua com uma imagem da esperança como a pequena irmã da grande Fé e da enorme Caridade, onde as três vão caminhando juntas como se as duas maiores carregassem a pequena esperança no meio, parece que ela faz menos esforço ou não conseguiria ir sozinha, mas na verdade é a esperança que mantem as outras duas juntas e caminhando.
A esperança nas promessas de Deus nos fazem continuar firmes na fé e agindo no amor, pois o Senhor quem prometeu” Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou” (1Cor2,9) é fiel e sempre cumpre suas promessas.
Nas laudes da liturgia comum para vários mártires tem a seguinte estrofe no hino:

Invictos na esperança,
guardando a fé constante,
no pleno amor de Cristo
já reinam triunfantes

Invictos na esperança!! Os mártires, aqueles que muito sofreram pelo Cristo, jamais perderam na esperança! Isso é forte pois a vida dos santos e mártires nos mostram a verdade da Palavra. “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”(Rm 8,28). Tudo concorre para o bem, mesmo quando não entendemos. Isso é a virtude da esperança, saber que o Senhor derrama as graças necessárias para o nosso Bem pois Ele é bom e nos ama. No entanto, não são as graças que queremos, mas as que precisamos. O Senhor sabe melhor do que nós quais as melhores oportunidades para crescermos em santidade e intimidade com Ele, no fim é o que realmente importa.

Um coração cheio de Espirito Santo transborda esperança! Não se deve guardar para si, a humanidade precisa se renovar com o poder redentor de Cristo. Missão árdua, mas não podemos desanimar pode até ser que “ao homem isso é impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mt 19,26) e com essa certeza esperemos firmes e confiantes nos sonhos de Deus.

– Rafael Machado, Consagrado Cristo Alegria

1 Comentário

  1. Sissy Mendes disse:

    invictos na esperança,
    guardando a fé constante,
    no pleno amor de Cristo
    já reinam triunfantes!!

    Vc me dá esperança no mundo melhor e a certeza Que fizemos a melhor escolha! ThanksGod

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *