SEMEADORES EM BUSCA DE TERRA BOA
01/03/2022
8 de Março – Dia Internacional da Mulher
08/03/2022
Exibir tudo

Quarta-feira de Cinzas

A Quaresma nos convida a lembrar do maior ator de misericórdia com a humanidade. É um período envolto de pontos fundamentais como a Quarta Feira de Cinzas, que inicia esse tempo litúrgico, e nos faz refletir sobre como melhor nos preparar para viver a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

As cinzas nos fazem recordar a condição que seremos fisicamente consumidos, como reflete a passagem de Gênesis 3,19: “Tu és pó e ao pó retornarás”. E, diante dessa certeza, devemos nos inclinar à penitência e, assim, alcançar a conversão almejando a redenção eterna

A imposição das cinzas ocorre após a homilia da Santa Missa e não há um momento estabelecido para retirá-la.

A quarta feira de cinzas nos leva a refletir sobre a efemeridade das coisas do mundo, elevando nosso olhar para aquilo que é eterno. Dedicar nossa vida ao serviço, à caridade, à transformação interior, à oração e ao próximo, são coisas que não passam e nos levam aos caminhos do céu.

Para trilhar esse caminho, é essencial nos desprendermos de nós mesmos, da nossa carne e renunciar ao pecado por meio do jejum. Penitência essa que simboliza o sacrifício espiritual e dignifica nossas almas para, verdadeiramente, viver o sentido da Quaresma. Rememorando sempre o Nosso Senhor que se entregou pela salvação de todos nós.

 

– Thatiane Belém, Consagrada Cristo Alegria

1 Comentário

  1. Sissy Mendes disse:

    Na celebração de hoje, as cinzas são colocadas em nossa cabeça para que nos lembremos de onde viemos e para onde vamos. Quaresma, tempo favorável da Graça de Deus. A penitência, a oração e o jejum nos levam à maior caridade e à prática da solidariedade. Uma quaresma abençoada a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *