Santo Expedito me escolheu
13/04/2021
20 anos!
26/04/2021
Exibir tudo

História de Santo Expedito

     Você já conhece a história do Nosso Padroeiro?

       Não há uma data de nascimento conhecida, mas sabe-se com certeza que Santo Expedito era Romano, também que foi Senador de Roma, Príncipe-Consul do Império Romano na Armênia, militar, Comandante da XII Legião Romana e, mesmo nessa condição, converteu-se ao cristianismo.

Expedito comandou a XII Legião de 296 a 303 d. C, defendendo as fronteiras orientais do Império Romano contra os bárbaros asiáticos. Para assumir o posto de comandante de uma Legião Romana, o equivalente hoje ao cargo de um General, era necessária muita competência e bravura, características que fizeram, alguns anos antes, a XII Legião ser comandada por um Imperador Romano, Marco Aurélio, numa campanha onde hoje é a Eslováquia. Expedito se tornou famoso por manter a disciplina dos soldados e todos o respeitavam, por outro lado, como a maioria dos soldados romanos, o Comandante Expedito tinha uma vida devassa, rodeada de luxo, prazeres e fama.

O primeiro contato do Comandante Expedito com o Cristianismo aconteceu dentro da própria XII Legião. Com efeito, uma parte dos soldados da XII era formada de cristãos. Além disso, em suas andanças pelas fronteiras orientais do império, Expedito teve ainda mais contato com o cristianismo. E, para completar, a XII Legião teve um soldado chamado Polieucto de Melitene, que morreu mártir no ano 193. A semente do Cristianismo e do sangue dos mártires nunca cai na terra em vão.

Com a conversão de Expedito e da sua tropa, o imperador Diocleciano começou a perseguir o Santo e seus soldados, a importância de seu posto fazia dele uma influência muito forte a favor do Cristianismo dentro do Império Romano, por isso, ele se tornou alvo especial do Imperador. Santo Expedito foi preso pela ordem de Diocleciano e foi forçado a renunciar à sua nova fé, porém, ele não renunciou. Seus castigos começaram pela flagelação romana: 39 chicotadas com o flagrus, chicote que dilacera a pele e causa hemorragia. Expedito tinha aplicado este mesmo castigo a bandidos e indisciplinados, agora ele os recebia por causa de Jesus Cristo. E ele permaneceu firme e julgando-se indigno de sofrer o mesmo castigo que Jesus sofrera, aplicado por soldados romanos, como estava acontecendo com ele. Por fim, não renunciando à sua fé, Santo Expedito foi decapitado com espada, por ordem do Imperador Diocleciano, no dia 19 de abril de 303, em Melitene na Armênia

– Gabriel Valente, Consagrado Cristo Alegria

1 Comentário

  1. Gabriel Augusto disse:

    Quem tem a experiência de conhecer a Verdade, não consegue, nem aceita, voltar atrás! Viva a bravura do mártir Santo Expedito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *