Natal: O grande dia!
25/12/2021
AVIVA 2K22
04/02/2022
Exibir tudo

Alegrai-vos todos no Senhor.

“Regozijai-vos com Jerusalém e encontrai aí a vossa alegria, vós todos que a amais; com ela ficai cheios de alegria” (Is 66,10).
No dia que celebramos a vida consagrada, durante a Festa litúrgica da Apresentação do Senhor, somos convidados a mergulhar no mistério da vocação consagrada, e é na alegria de bem viver o chamado de Deus que está a beleza e o sentido da própria consagração.
A carta circular da congregação para os institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostólica, denominada “Alegrai-vos” nos diz: “Muitas vezes existe no mundo um déficit de alegria. Não somos chamados a cumprir gestos épicos nem a proclamar palavras altissonantes, mas testemunhar a alegria que provém da certeza de sentir-nos amados, da confiança de estarmos entre os salvos”.
O sentir-se amado por Deus e parte de seus planos é expresso na vida interior, no coração de cada consagrado, que transborda na fidelidade, perseverança, vigilância e santidade. É preciso recordar todos os dias desse grande amor que nos atraiu e nos fez avançar e nos buscou de nosso comodismo e respeito humano, que muitas vezes nega a radicalidade da entrega a Deus e ao próximo, para dar lugar ao testemunho alegre de um amor constante, sem fracassos e frustrações.
Celebrar a vida consagrada é olhar para o horizonte e na fé, contemplar a grandeza do gesto de Nosso Senhor, que na cruz nos fez entender o que significa um ato concreto de amor. “Vivemos uma crise de fidelidade, compreendida como adesão consciente a um chamado que é um percurso, um caminho desde o seu misterioso início até ao seu fim misterioso” (ALEGRAI-VOS. Carta circular aos consagrados e às consagradas). Para vencer tal crise é preciso lutar; caminhar à luz da coerente mensagem do Evangelho, partilhando da vida fraterna, lutando contra toda amargura e lamentações que desfiguram a vida do consagrado.
Que recorramos constante à materna intercessão da Virgem Maria, a primeira entre todos os consagrados, para que nossa vida seja fecunda, cultivada na maturidade ao chamado de Deus, servindo à Igreja com autenticidade, nos permitindo ser transformados todos os dias pelo fogo de Espírito Santo que opera tudo na alegria do nosso fiel Sim.

 

– Paulo Eduardo Barroso, Formador Geral Cristo Alegria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *