Santo Expedito, Rogai por nós!
11/04/2018
Celebrando 17 anos de Cristo Alegria
26/04/2018
Exibir tudo

Comunidade Cristo Alegria Comemora 10 Anos Da Igreja De Santo Expedito

Fundada em 19 de abril de 2008, a Igreja Matriz de Santo Expedito foi um sonho idealizado, e logo depois, concretizado, através de doações e muita fé. Há 10 anos esse serviço vem se tornando reflexo de mudança na vida de centenas de pessoas que são acolhidas na Igreja, incluindo desde crianças aos adultos. Para entender como tudo começou, conversamos com quatro pessoas muito importantes para a história de nossa igrejinha; Diácono Emanuel Duarte, Maria José, Paulo Eduardo e Diácono Damião da Silva Neto.

Há 24 anos atrás, Diácono Emanuel sentiu-se chamado a assumir o cargo de capelão no Corpo de Bombeiros, quando essa vaga foi disponibilizada, pensando principalmente na evangelização. “Eu nunca pensei em seguir a carreira militar, porém, quando surgiu o concurso e não tinha um sacerdote para assumir, eu me senti vocacionado, e foi uma mudança radical na minha vida, no início foi até estranho pois eu não estava acostumado, hoje eu amo, percebo o quanto Deus me abençoou”, afirma nosso fundador, que foi ordenado Diácono dia 08 de Junho de 2007.

A ideia de montar uma capela dentro do Corpo de Bombeiros, era um sonho há muito tempo. Sendo assim, foi pensado em um espaço religioso, para celebrações, e também para ter um encontro pessoal com Cristo Jesus. Mas, por qual motivo foi escolhido Santo Expedito? Quem explica pra gente é o nosso catequista, Paulo Eduardo, que também faz parte dessa fundação. “Santo Expedito é o padroeiro das forças auxiliares (Policia Militar e Corpo de Bombeiros Militar), a escolha foi do nosso fundador, incentivado pelo então Arcebispo militar, D. Ávila, motivando a devoção a um santo popular, e como a figura de Santo Expedito era muito presente em nossas vidas, nosso capelão então dedicou a construção da capela e a devoção ao Santo das causas urgentes”.

Mas nem tudo foi fácil, um projeto que seria finalizado em alguns meses, teve que ser adiado por mais de um ano, por conta das paralisações nas obras pela falta de recursos. Inclusive, nossa Mãe fundadora, Maria José, organizava os almoços para arrecadação de fundos voltados para a obra, além do feijão que ela organizava todos os sábados para as pessoas que trabalhavam no mutirão da construção da igreja. “Foram tempos onde a Providência de Deus se fez muito presente, teve muita doação, e também muita rifa e feijoada a serem vendidas”, afirma Maria, que não parou por aí, e ajudou até a bater massa de cimento para auxiliar na construção da igreja. Lindona, né? <3

Tudo isso também contou com uma ajudinha muito especial do Diácono Damião, que nos acompanha a bastante tempo, desde a época em que o grupo de oração era feito no salão de festas no prédio do Diácono Emanuel, ou até no salão dos bombeiros. E com seus conhecimentos da área de engenharia ajudou em boa parte da construção de nossa tão amada Igrejinha, que teve como grande ajuda as doações. “É um sentimento de gratidão a Deus por ter conseguido finalizar e construir essa igreja, e também por fazer parte dessa história. Saber que muitos frutos foram realizados neste espaço, me deixa muito feliz pois mostra o quanto Deus foi fiel em seus propósitos, as acolhidas, e as renovações que houveram. Mesmo fora, participando de outro carisma, afirmo que nós somos carismas irmãos, e eu agradeço a Deus por eu ter feito parte desse início do Cristo Alegria”, diz Damião.

O que começou com algumas pessoas, hoje reúne centenas de fiéis. “Nossa obra foi crescendo cada vez mais, tanto que hoje mal entra todo mundo na Igreja, até porque a igreja foi feita pequenina, apenas para ter um espaço de encontro com Deus, para realizar as celebrações, ter um espaço litúrgico, e  acabou que cresceu tanto que hoje ficamos tentando planejar como podemos fazer para acolher cada vez mais pessoas”, finaliza Diácono Emanuel.

E aí, deu pra entender um pouco mais da nossa história? Por isso, em comemoração a esse dia tão especial, nossa igrejinha estará de portas abertas para visitação o dia todo, uma ótima oportunidade para quem ainda não foi visita-la. Lembrando que terá terço da misericórdia ás 15h, e celebrações às 8h, às 12h e às 19h, finalizando com chave de ouro nossa semana de festividade a Santo Expedito.

 

1 Comentário

  1. Cleuzymar Lourinho disse:

    Agradeço a Deus por essa comunidade existe na vida de minha familia, pois hoje sou feliz e agradecida pelo caminho que meus filhos escolheram seguir com a verdadeira alegria de viver em comunidade.
    Parabéns Cristo Alegria por mais um ano pescando jovens para o caminho de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *